Destaques

PRESBÍTEROS: UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO

Nos dias 25 e 26 de novembro de 2009, sete casais interessados no treinamento de obreiros e crescimento das igrejas de Cristo no Brasil estiveram reunidos no HOTEL PANAMBY com uma preocupação em mente: o fortalecimento e desenvolvimento de novos presbíteros para as igrejas brasileiras. O irmão Bryan Gibbs, que recentemente transferiu sua residência para a cidade de Itu-SP, foi o idealizador do projeto e reuniu um grupo de obreiros e deste encontro foi formado uma comissão que deu início ao SEMINÁRIO PASTOREAI. Composta de irmãos com larga experiência ministerial, desde outubro de 2009 trabalha para que mais obreiros qualificados surjam em nosso meio.

Os integrantes deste grupo de trabalho são os irmãos: Alaor e Miriam Leite (São Paulo-SP); Antenor e Phyllis Goncalves (Itu-SP); Antonio e Lu Ferreira (Recife-PE); Bryan e Rebecca Gibbs (Itu-SP) Jerry e Gail Heiderich (Itu-SP) Joao e Ina de Marco (Atibaia-SP); Valentim e Leila Zanatta (Campo Grande-MS).
 
MOTIVAÇÃO ESPIRITUAL – O pensamento desta equipe ministerial é que uma liderança capacitada e eficaz promove igrejas saudáveis  e são usadas para transformar o mundo. Para isto decidiram convidar o grupo ELDERLINK, entidade norte-americana, especilizada em promover encontros para formação e desenvolvimento de presbíteros. A presença do ELDERLINK no Brasil  visa dar o ponta-pé inicial a  um movimento de origem brasileira que se chama Pastoreai. O propósito do Pastoreai será o de ver aumentar sensivelmente o número de presbíteros qualificados e instituídos nos próximos 10 anos. A capacitação ao presbitério terá como objetivo maior a capacitação de presbíteros e suas esposas e procurará aumentar a eficácia da liderança pastoral atual e os que futuramente venham a existir. Para atingir este alvo, uma parceria com o ELDERLINK-EUA criou as condições de compartilhar informações, experiências e conhecimento com obreiros brasileiros que irão aprender e passar adiante esse material aos obreiros emergentes e às igrejas em todo o Brasil. Para tanto,  artigos e apostilas contendo material prático, com base nas escrituras, mostrará detalhamente o trabalho pastoral e incluirá lições específicas sobre o envolvimento da esposa do presbítero na obra do Senhor. Todo material distribuído foi preparado considerando-se a realidade das igrejas brasileiras. Alguns livros produzidos por professores do ELDERLINK estão sendo traduzidos  e oportunamente serão encaminhados aos participantes do Seminário Pastoreai.
 
RESULTADOS ALMEJADOS – A comissão do Ministerio Pastoreai espera alcançar alguns resultados a médio, curto e longo prazo, dentre os quais: (1) A criação de um corpo de presbíteros e suas esposas capacitados e dispostos a compartilharem seu conhecimento, as suas experiências e até suas vidas com líderes em formação e com igrejas no Brasil inteiro. (2) A criação de um currículo que promova a formação, capacitação e sustentação de presbíteros e suas esposas, firmado nas escrituras, mas também baseado na vida real e atual das igrejas de Cristo no Brasil. (3) A formação de um sistema de apoio entre os presbitérios existentes para que tenhamos presbitérios sustentáveis. (4) Um estímulo inspirador às famílias atualmente presentes nas igrejas para que venham a almejar o presbitério. (5) Um encorajamento às igrejas a promoverem a formação espiritual dessas famílias, tendo em vista a constituição de novos presbitérios que são espirituais, capacitados, eficazes e sustentáveis. (6) Um estímulo dado às igrejas para que roguem a Deus que Ele dê presbíteros e suas esposas, capacitados e maduros para que as igrejas sejam saudáveis e instrumentos em Suas mãos para a transformação das suas comunidades, do Brasil e do mundo afora.
 
SITUAÇÃO PREOCUPANTE – Após quase 50 anos de trabalho árduo no Brasil estima-se que existam mais de 150 congregações.  Uma contagem cuidadosa do número de presbitérios indica que temos 14 congregações com presbitérios.  Portanto, nem 10% das congregações são pastoreadas por presbíteros devidamente escolhidos e qualificados! Em várias congregações já aconteceu que um presbitério foi constituído, mas, por motivos diversos, o presbitério deixou de existir.  Essa realidade motivou nosso irmão Alaor Leite a dizer que uma das maiores necessidades das igrejas de Cristo no Brasil é “criar presbitérios sustentáveis”.  Talvez você já tenha ouvido alguém, um amigo ou irmão da congregação dizer: “Fui chamado para servir como presbítero, mas jamais fui ensinado como funcionar como presbítero e existem poucos recursos que possam me ajudar”. Muitos dos nossos melhores obreiros na igreja estão cansados, frustrados ou se sentem inadequados para as responsabilidades que carregam ou carregariam como presbíteros. Entre os presbíteros que atualmente pastoreiam, muitos reconhecem que precisam de um aprimoramento na sua capacidade de cuidar do rebanho.  Precisam de mais apoio espiritual, emocional e da oportunidade de compartilhar os seus desafios com outros que realmente conhecem e entendem as oportunidades e as dificuldades que enfrentam. O trabalho de um presbítero envolve a família inteira.  As esposas dos presbíteros também precisam ser equipadas e apoiadas para que possam cooperar com, e apoiar seus maridos no ministério pastoral.  Recentemente um presbítero, quando questionado sobre as maiores necessidades que um presbitério enfrenta atualmente, respondeu: “É preciso que o papel da esposa do presbítero seja mais bem definido”.
 
PARCERIA PARA O CRESCIMENTO – Com tudo isto em vista, um grupo de irmãos preocupados com o problema decidiu unir esforços e dar um primeiro passo numa longa jornada na direção do cumprimento da meta da instituição de presbitérios qualificados em todas as congregações no Brasil. Referimo-nos a um seminário oferecido por irmãos experientes e qualificados dos Estados Unidos que se chama “ElderLink”. A missão da “ElderLink” é equipar, encorajar e colocar em contato os que lideram e servem como presbíteros em nossas congregações.  Procuram fazer isto através da promoção de relacionamentos colaborativos, do fornecimento de recursos educativos e da promoção de experiências educativas nas quais todos podem participar e aprender. Os dois irmãos que lideram esse ministério servem como presbíteros nas suas congregações nos EUA.  
 Eles são Dr. Charles SiBurt e Dr. David Wray.  Eles, suas esposas, e mais alguns irmãos, pretendem vir ao Brasil nos dias 6 a 8 agosto de 2010 para compartilharem seu conhecimento e suas experiências com lideres das igrejas no Brasil. O Seminário Pastoreai reúne a experiência de irmãos que já treinaram centenas de obreiros e será uma reunião de presbíteros e suas esposas, e de outros lideres e suas esposas, que servem nas igrejas no Brasil. Vão se reunir para fortalecerem os relacionamentos uns com os outros, para aprenderem e para serem encorajados mutuamente. Lideres experimentados vão ensinar sobre os desafios que presbíteros enfrentam e vão oferecer recursos e estratégias práticos para lidar com tais desafios.  Neste encontro de obreiros temas como os descritos abaixo serão discutidos em três fantásticos dias de aprendizagem e crescimento espiritual: (1) A formação espiritual de um líder; (2) A importância da oração no ministério do presbítero; (3) O que é que um presbítero faz? (4) Como é que o presbítero pode achar o tempo necessário para pastorear o rebanho? (5) O papel da esposa do presbítero (6) O relacionamento entre o evangelista ou obreiro em tempo integral e o presbitério (7) Um processo eficaz para escolher presbíteros e as características/qualificações de um presbítero; (8) Lidando com conflitos;  (9) Haverá sessões especiais para as mulheres.
QUEM PODE PARTICIPAR DO SEMINÁRIO? (1) Presbíteros que já serviram, que ainda servem e os que um dia possam servir; (2) Esposas dos mencionados; (3) Ministros e evangelistas (4) Outro lideres interessados.
 
DADOS IMPORTANTES SOBRE O EVENTO:
Datas – 6 a 8 de agosto de 2010
Local – Estância Palavra da Vida em Atibaia, SP (Site: www.opv.org.br/estancia)
Custo e Inscrições – Consulte o site www.igrejadecristo.org.br/pastoreiai






Todos os artigos